A infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano) é um importante fator de risco para o câncer de cabeça e pescoço.
Esse vírus é transmitido sexualmente e pode causar câncer na região da orofaringe, parte que fica logo atrás da boca, incluindo a amigdala (mais frequentemente acometida por tumor com origem no HPV), e também a base da língua e o palato mole.
A maior incidência vem ocorrendo em jovens de ambos os sexos devido à prática de sexo oral desprotegido e de relações sexuais com múltiplos parceiros.
Principais sintomas
· Sensação de corpo estranho (espinho) na garganta
· Dificuldade para engolir
· Dificuldade para mastigar
· Dor na língua
· Mau hálito persistente
· Nódulo no pescoço
Prevenção
· Vacina contra HPV
· Prática de sexo seguro
A vacina contra HPV
Indicada para meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos. A vacina está disponível no SUS.
Para os que vivem com HIV/Aids, submetidos a transplantes de órgãos sólidos/medula óssea e pacientes oncológicos, a faixa etária é mais ampla (9 a 45 anos para mulheres, e 9 a 26 anos para homens). Para os casos de imunossupressão é necessário apresentar prescrição médica.
Outros grupos etários podem dispor das vacinas em serviços privados, se indicado por seus médicos.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) aproveita a Campanha Julho Verde para intensificar os alertas sobre a importância da prevenção e da detecç&...
Os tumores malignos (câncer) que aparecem na boca, orofaringe, laringe (local onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do ro...
Empresas Parceiras 2025:
Empresas Parceiras 2025:
Parcerias Institucionais:
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.