É importante ter atenção aos sinais que o corpo apresenta e que podem ser sintomas de doenças. Independentemente se forem benignas ou malignas, é importante tratar o mais precocemente possível. O recomendado é fazer o autoexame mensalmente e procurar o médico com regularidade, pelo menos uma vez por ano.
O que procurar na boca?
• Mudanças na aparência dos lábios e da porção interna da boca, como endurecimentos, caroços, feridas, sangramentos e áreas dormentes.
• Áreas irritadas debaixo de próteses (dentaduras ou pontes móveis).
• Feridas que não cicatrizam em duas semanas.
• Dentes quebrados ou amolecidos.
Como fazer o autoexame?
1. Lave bem a boca e tire próteses dentárias, se você fizer uso de alguma. Fique de frente para o espelho e olhe a boca, iluminando-a com uma lanterna. Apalpe as diversas regiões do céu da boca, língua, lábios e gengiva.
2. Observe a pele do rosto e do pescoço e veja se há algum sinal que você não tenha notado anteriormente. Toque delicadamente todo o rosto para sentir se há algo diferente.
3. Observe também se o seu rosto está com os dois lados do mesmo tamanho.
4. Puxe com os dedos o lábio inferior para baixo, expondo a parte interna (mucosa) e veja se tem alguma mancha branca, avermelhada ou ferida. Em seguida, apalpe todo o lábio.
5. Agora puxe o lábio superior para cima, repita o mesmo procedimento feito no lábio inferior.
6. Com a ponta do dedo indicador, afaste os lábios e examine a parte interna da boca. Faça isso nos dois lados.
7. Com a ponta do dedo indicador percorra toda a gengiva superior e inferior a procura de algum incômodo.
8. Introduza o indicador por baixo da língua e verifique se há alguma ferida, nódulo ou incômodo.
9. Agora, incline a cabeça para trás e, abrindo a boca o máximo possível, examine o céu da boca. Passe o dedo indicador em todo o céu da boca. Em seguida, diga aaaaaaaaa observe o fundo da garganta.
10. Ponha a língua para fora a observe se ela está mais esbranquiçada ou avermelhada em algum ponto ou se possui algum machucado. Sinta se algum local dói mais do que outros quando você passa o dedo. Observe os dois lados da língua.
Caso você note algo anormal, como partes esbranquiçadas ou avermelhadas e ferida que não cicatriza há mais de 15 dias, procure logo o especialista.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) aproveita a Campanha Julho Verde para intensificar os alertas sobre a importância da prevenção e da detecç&...
Os tumores malignos (câncer) que aparecem na boca, orofaringe, laringe (local onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do ro...
Empresas Parceiras 2025:
Empresas Parceiras 2025:
Parcerias Institucionais:
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.