Grande parte dos nódulos na glândula tireoide são benignos e de fácil tratamento. Uma das maneiras de identificá-los é fazer o autoexame. Mas atenção, isso não substitui a consulta médica e nem os exames complementares que poderão ser solicitados pelo especialista e que podem identificar um nódulo precocemente, antes de ser possível apalpá-lo. Mas é sempre bom conhecer bem o nosso corpo e ficar alerta a qualquer sinal incomum.
Saiba como fazer o autoexame
1. Pegue um espelho e procure no pescoço a região logo abaixo do “pomo-de-adão” (mais conhecido como “gogó”). Sua tireoide está localizada logo abaixo do gogó.
2. Incline um pouco a cabeça para trás, para que o pescoço fique mais exposto e seja mais fácil visualizar essa região pelo espelho.
3. Com a cabeça ainda um pouco inclinada, coloque um gole de água na boca e, observando pelo espelho, beba esse gole de água.
4. Com o ato de engolir, a tireoide sobe e desce. Observe se existe algum aumento ou saliência nela. Mas atenção! Não confunda a tireoide com o “gogó”. Lembre-se de que a glândula tireoide está logo abaixo do gogó.
5. Faça esse teste várias vezes até ter certeza de que está tudo normal ou de que existe algo que está chamando sua atenção.
6. Ao notar qualquer alteração, consulte logo o especialista.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) aproveita a Campanha Julho Verde para intensificar os alertas sobre a importância da prevenção e da detecç&...
Os tumores malignos (câncer) que aparecem na boca, orofaringe, laringe (local onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do ro...
Empresas Parceiras 2025:
Empresas Parceiras 2025:
Parcerias Institucionais:
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.