Protocolo de acesso ao tratamento de Patologias da Tireoide é criado na Bahia
O documento é inédito e contou com a colaboração de representantes das sociedades de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, de Endocrinologia e Metabologia, e de Medicina Nuclear
Trata-se de um protocolo inédito elaborado pela Área Técnica de Oncologia da Coordenação de Redes de Apoio Especializado da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, que contou com a colaboração e assessoria da cirurgiã de cabeça e pescoço, Dra. Poliana Brito Barbosa, membro efetivo do Departamento Feminino da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, bem como com a contribuição técnica do Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Esse Protocolo, informa Dra. Poliana, estabelece orientações para os médicos que não são especialistas da área saberem quando, como e a quem indicar o paciente com alguma patologia na glândula tireoide.
O objetivo, esclarece a cirurgiã, foi dar um direcionamento seguro, com embasamento científico, para o tratamento das patologias cirúrgicas da tireoide, assim como o acompanhamento de um câncer na tireoide e do hipertireoidismo com indicação de iodoterapia. “Com esse Protocolo, entendemos que o médico da atenção básica e também os colegas em seus consultórios passam a contar com um documento científico que estabelece uma uniformização dos tipos de tratamento e fluxos de acesso para os possíveis diagnósticos, assim como facilita a tomada de decisão tanto do ponto de vista da assistência quanto do melhor encaminhamento do paciente”, completa Dra. Poliana.
O protocolo foi validado pelas sociedades de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, de Endocrinologia e de Medicina Nuclear, por meio de suas representações regionais, já tendo sido apresentado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do estado da Bahia e está a disposição para consulta, conforme informado no primeiro parágrafo.
Na apresentação do Protocolo, estiveram presentes representantes de diversas secretarias municipais da Saúde e a representante do Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Saúde da Bahia (COSEMS).
CIRURGIA - Outro diferencial desse Protocolo, informa Dra. Poliana, é o esclarecimento de que o procedimento cirúrgico para retirada de um tumor na tireoide, independentemente se maligno ou benigno, é o mesmo. “A cirurgia é exatamente a mesma, pois na dúvida, tratamos como maligno. Portanto, o valor do procedimento deve ser o mesmo. E esse Protocolo esclarece isso. Temos, portanto, argumento científico para pleitear a equiparação dos valores das cirurgias”, reforça a médica.
INÍCIO DOS DEBATES - Em abril de 2018 foi realizado o primeiro Painel de Debates sobre Tratamento do Câncer de Tireoide, organizado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Na ocasião, buscou-se a capacitação profissional e ficou evidente a necessidade de um protocolo voltado ao tratamento das patologias cirúrgicas da tireoide. Após dois anos de discussões, o documento foi criado.
Com o entusiasmo de estarem Juntos de Novo, os participantes do XXIX Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (XXIX CBCCP) realizaram uma descontraída e animada confraternizaç&at...
Empresas Parceiras 2025:
Empresas Parceiras 2025:
Parcerias Institucionais:
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.