Modelo para treino e troca de prótese fonatória criada no Brasil vem sendo usado em vários países
Um modelo para treino e troca de prótese fonatória, criado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), Dr. Marco Kulcsar, está sendo utilizado em treinamentos de equipes médicas e multidisciplinares em vários hospitais brasileiros e do Japão, França, Polônia, Austrália, Alemanha, Holanda e Suécia. A empresa Biomechanical imprimiu a prótese em 3D e comercializa o modelo.
Nesta semana, Dr. Marco Kulcsar recebeu uma carta do vice-presidente Sênior da Companhia Atos Medical, Sune Schmoelker, de Malmö, Suécia, agradecendo pela visita que fez ao Hospital Icesp, em São Paulo, onde conheceu melhor o trabalho. Segundo Schmoelker, a criação brasileira inspirou sua empresa a reproduzir o modelo “para praticar a primeira inserção primária, secundária e substituições de prótese de voz”.
Schmoelker enviou, junto com a carta, um anexo com fotos da utilização do modelo em treinamentos em hospitais da Austrália, do Japão e de países europeus, e com comentários de alguns profissionais envolvidos nos treinamentos.
Em um dos comentários, Alan Spinks, Educador Clínico da Atos Medical em Queensland (Austrália), chama o modelo de “Marco”, em homenagem ao Dr. Marco Kulcsar.
O modelo foi criado e apresentado pelo Presidente da SBCCP no Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, em 2017.
“Esse modelo de treinamento tem por finalidade ensinar a passagem da prótese fonatória para os pacientes submetidos a laringectomia total”, explica o Dr. Marco Kulcsar.
Antes da sua criação, os treinamentos eram feitos em cadáveres e animais. Com a criação do modelo, a possibilidade e precisão do treinamento para as equipes médicas aumentou consideravelmente.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o curso foi direcionado aos médicos e acadêmicos com interesse em laringologia
Organizado e re...
Empresas Parceiras 2025:
Empresas Parceiras 2025:
Parcerias Institucionais:
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.