Associados da SBCCP contam com plataforma REDCap para pesquisas e coleta de dados
Os associados da SBCCP interessados em desenvolver pesquisas clínicas e/ou realizar coleta de dados passarão a contar com a plataforma REDCap. A ferramenta está sob responsabilidade do Departamento de Epidemiologia da Sociedade e, em breve, os interessados poderão acessar um link específico, no site da SBCCP, para requerer acesso ao REDCap.
De acordo com a Dra. Marianne Nakai, responsável pelo REDCap da SBCCP, este é um software de captura de dados eletrônicos que possui uma metodologia de fluxo de trabalho segura, confiável, totalmente de acordo com a Lei Geral de Proteção da Dados (LGPD) e que permite desenhar bases de dados de investigação de ensaios clínicos e translacional.
“É uma ferramenta reconhecida internacionalmente e utilizada pelas maiores e mais bem-conceituadas instituições de ensino do mundo”, informa a médica. O REDCap foi desenvolvido pela Universidade de Vanderbilt (EUA) e hoje faz parte de um consórcio internacional que permite sua utilização gratuita.
Acesso seguro
Em 2020 a SBCCP obteve licença para uso dessa plataforma e passou a ter um Servidor para armazenamento de todos os dados pesquisados. O REDCap já vem sendo utilizado por grande parte dos associados que estão ligados a estudos e pesquisas em instituições brasileiras de grande e médio porte. No entanto, há médicos que atuam em hospitais de pequeno porte que não possuem acesso a essa ferramenta. Mas, por meio da SBCCP, poderá utilizar a ferramenta.
“Estamos dando condições a quem não sabe onde fazer uma coleta segura e confiável de dados e que por isso acaba utilizando plataformas inadequadas, a usar uma ferramenta totalmente adequada, segura e reconhecida internacionalmente”, reforça Dra. Marianne.
A ideia de ter o REDCap partiu do Departamento de Epidemiologia da SBCCP para poder construir um banco de dados nacional sobre câncer de cabeça e pescoço. “A Sociedade é o local mais adequado para reunir todas as informações de pesquisas relativas ao câncer de cabeça e pescoço”, esclarece a médica.
A SBCCP realiza pesquisas utilizando o REDCap e a proposta, acrescenta ela, é passar a deter o melhor e mais atualizado panorama do câncer de cabeça e pescoço no país, bem como, ter um forte e robusto banco de dados que permita a participação da Sociedade em colaborações internacionais.
Por fim, a Sociedade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço está incentivando e facilitando a realização e o acesso a pesquisas e aos estudos clínicos, fortalecendo, inclusive, sua ação em prol do desenvolvimento científico da especialidade.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o curso foi direcionado aos médicos e acadêmicos com interesse em laringologia
Organizado e re...
Empresas Parceiras 2025:
Empresas Parceiras 2025:
Parcerias Institucionais:
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.