XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Dr. Marco a Kulcsar

“É com muita satisfação que damos as boas-vindas a todos os participantes do XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que ocorrerá entre os dias 07 e 10 de agosto de 2019, em Gramado, no Rio Grande do Sul, onde teremos a oportunidade de reunir os Cirurgiões de Cabeça e Pescoço do Brasil e do exterior, entre grandes profissionais de outras especialidades médicas e não médicas, com ampla variedade de opções científicas e culturais.

A cidade de Gramado é conhecida como a Europa no Brasil. Localizada na Serra Gaúcha, recebe, anualmente, mais de seis milhões de turistas. Culturalmente, a cidade tem muitas opções, como teatros, museus em miniaturas inspiradas nas tradições, costumes e construções do Brasil e da Europa, parques temáticos e uma natureza exuberante. Na abertura do Congresso teremos a apresentação da peça Korvatunturi, um musical que mistura teatro, dança, técnicas circenses e cenários virtuais.

Nosso Congresso destaca-se, sobremaneira, pela interdisciplinaridade com outras profissões que buscam a excelência na melhoria dos pacientes com patologias de cabeça e pescoço. Quanto aos temas abordados, teremos enfoques em áreas como a epidemiologia, tratamento e prognóstico dos tumores de cabeça e pescoço, os tratamentos mais conservadores, os tumores da tireoide, o planejamento e a reconstrução dos defeitos complexos em Cabeça e Pescoço, os resultados oncológicos e o impacto na qualidade de vida tardios dos protocolos de preservação de órgão no câncer da orofaringe, bem como simpósios acadêmicos médicos e odontológicos.

Destacamos que ocorrerá, concomitantemente, o XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que tem atuação conjunta de destaque na reabilitação dos pacientes com lesões benignas e malignas na área de cabeça e pescoço. Congresso este já consagrado pela parceria que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia tem com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Em nome da Comissão Científica e Organizadora do XXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, gostaria de agradecer, antecipadamente, a todos os conferencistas já confirmados, aos expositores, organizadores e convidados, por participarem de uma proposta desta magnitude, pelas contribuições valorosas e pela sua parcela de dedicação para o sucesso deste evento.

Gostaríamos de agradecer a toda Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo apoio permanente na realização deste grandioso evento.

Esperamos que todos tenham um excelente Congresso e que possam dele tirar o máximo proveito!”
Já dizia Benjamin Franklin: “Os investimentos em conhecimento geram os melhores dividendos.”

Geraldo Pereira Jotz
Presidente do Congresso