VI Jornada Paulista de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

por Antonio Bertelli, Santa Casa de São Paulo.

 

Nos dias 30/11 e 01/12 de 2018 aconteceu, na Associação Paulista de Medicina de São Paulo, a 6ª edição da já tradicional Jornada Paulista (JOPA). Comemorando dez anos com a sala sempre repleta, o evento contou com 50 palestrantes nacionais, 7 palestrantes internacionais, totalizando 214 participantes.

 

Agora fazendo parte dos encontros regionais promovidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), os dois dias da JOPA foram divididos em 4 módulos, mais intensos e dinâmicos do que os das edições anteriores, que eram baseados na topografia das doenças tratadas por nós, cirurgiões de cabeça e pescoço.

 

Foram eles: “Acessos atuais em CCP”, que tratou de acessos endoscópicos e robóticos para as mais variadas cirurgias; “Doenças benignas desafiadoras”, que tratou de temas que compõem o dia a dia do especialista; “Reconstrução não microcirúrgica”, que tratou de excelentes opções para reconstruções realizadas pelo próprio CCP; e “Tratamentos personalizados”, que tratou das diversas formas de tratamento oncológico na era da medicina personalizada.

 

A JOPA contou ainda com diversos eventos pré-Jornada, como a Prova de Título de especialista da SBCCP, Curso TOETVA Hands On e Simpósio Jovem Cirurgião. A próxima JOPA será em 2020. Até lá!


Mais detalhes do evento: http://www.jopaccp.com.br/