STeP comemora 12 anos e traz novidades em sua última edição

 

Evento sobre tireoide e paratireoide reúne os maiores especialistas do Brasil.

por Elaine Stabenow, Campinas – SP

O STeP 2019 (Simpósio de Tireoide e Paratireoide) é um evento tradicional que ocorre a cada dois anos em Campinas – SP. Completou 12 anos de realização em sua última edição, no dia 16 de março de 2019, com mais de 300 participantes de várias localidades do Brasil.

A experiência do convidado internacional, Dr. Ralph P. Tufano, diretor da divisão de cirurgia das glândulas tireoide e paratireoides do departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Johns Hopkins University Baltimore – EUA, foi um dos destaques do evento.

O grupo de 35 conferencistas foi composto pelos maiores especialistas do Brasil no manejo das doenças que acometem essas glândulas. Atualidades e controvérsias sobre o tema foram discutidas, o que proporcionou intensa troca de experiência e difusão de conhecimentos.

Nesta edição foram feitas cirurgias pré-Simpósio: um caso de ablação de nódulo benigno de tireoide por radiofrequência e uma tireoidectomia por via transvestibular, ambas realizadas com as participações de: Dr. Leonardo Rangel, Dr. Ralph Tufano, Dr. José Higino Steck e sua equipe.  A TOETVA – Trans Oral Endoscopic Thyroidectomy Vestibular Approach foi a pioneira a ser realizada em Campinas.

O STeP é um evento realizado pelo GETEP – Grupo de Estudos em Tireoide e Paratireoide, cujo presidente da comissão organizadora é o Dr. José Higino Steck. Os doutores Laura Ward, Nilton M. Hanaoka, Ligia Assumpção e Elaine Stabenow fazem parte da comissão científica.