Santa Casa de SP realiza seu primeiro curso de TOETVA

Alunos têm contato com os princípios de uma videocirurgia e praticam a técnica em suínos.
Por Marianne Yumi Nakai (Santa Casa de SP)

No último dia 25 de setembro, durante a V Jornada do Departamento de Cirurgia, ocorreu o Primeiro Curso de TOETVA (Tireoidectomia Endoscópica Transoral por Acesso Vestibular) da Santa Casa de São Paulo. O conteúdo teórico coordenado pelo Dr. Antonio Bertelli abordou temas de anatomia aplicada, história, indicações, descrição da técnica e etapas do treinamento da TOETVA.

Os alunos tiveram a oportunidade de praticar princípios da videocirurgia em modelo seco e realizaram uma tireoidectomia pela técnica transvestibular (TOETVA) em suínos. A parte prática foi coordenada pela Dra. Marianne Nakai – modelo seco; Dr. Lucas Tenório e Dr. Julio Patrocínio – treinamento em suíno.
Ao final do treinamento houve a transmissão de uma TOETVA ao vivo, na qual os alunos puderam comentar e tirar suas dúvidas.

O curso atraiu alunos das diversas regiões do Brasil interessados na nova abordagem de tireoidectomia. O dia terminou com uma conversa sobre as impressões, críticas e sugestões dos alunos. O coordenador geral do curso, Dr. Antônio José Gonçalves, demonstrou entusiasmo com o sucesso do primeiro curso e pretende realizar novas edições.