Membro da SBCCP defende Tese no A.C. Camargo

Tese de Doutorado de Rafael De Cicco identifica status do HPV associado a maiores taxas de sobrevida.

por Leandro Luongo de Matos (Diretor Científico SBCCP)

O associado Rafael De Cicco defendeu sua Tese de Doutorado no A. C. Camargo Cancer Center em 14/02/2020. A partir da temática “Análise do padrão de recorrência do carcinoma de células escamosas de orofaringe relacionadas ao Papiloma Vírus Humano”, foi identificado que o status do HPV esteve associado a maiores taxas de sobrevida. No entanto, o tabagismo foi considerado o único fator prognóstico independente para sobrevida livre de doença na amostra estudada.

Além disso, foi evidenciado que pacientes com carcinoma de células escamosas de orofaringe relacionadas ao HPV apresentaram doença a distância em locais não comumente observados nos pacientes com tumores HPV negativos, tais como ossos, fígado e sistema nervoso central.

O artigo resultante da tese foi publicado na revista Head and Neck e pode ser acessada no link: 10.1002/hed.25985. A Comissão Julgadora foi composta pelos professores: Marcos Brasilino de Carvalho (Hospital Heliópolis), Leandro Luongo de Matos (FMUSP), José Guilherme Vartanian (A.C. Camargo Cancer Center), Clovis Antônio Lopes Pinto (Departamento de Patologia, A.C. Camargo Cancer Center) e Luis Paulo Kowalski (Orientador). A SBCCP deseja sucesso ao colega e o parabeniza pelo título conquistado.