Palavra do presidente

Plataforma da chapa “UNIÃO” para a diretoria da SBCCP – 2019-2021

Aqui estamos assumindo uma grande responsabilidade, sem dúvida uma das maiores de minha vida. Posso dizer, sem equívocos, que estou vivendo um sonho não sonhado…

Jamais me imaginei presidente de nossa Sociedade. Mas como o não sonho agora é mais real do que tudo, vamos vivê-lo do modo mais intenso e produtivo que pudermos.

A nossa plataforma de trabalho é de continuidade à gestão anterior.

Manter e incrementar os avanços obtidos nas diferentes áreas de atuação de nossa Sociedade.

Queremos modernizar a estrutura organizacional da Sociedade e, com este objetivo, uma série de mudanças no Estatuto foram propostas e aprovadas em nossa Assembleia.

Vamos implementá-las. É nossa Constituição.

Nossa atuação junto à AMB foi profícua e melhoramos muitos pontos de nossa CBHPM. Agora falta negociarmos com os convênios a adoção desta tabela. Óbvio que isto não será fácil, mas não mediremos esforços para isto.

Nossa proposta agora é discutir e melhorar a tabela SUS. Há espaço aberto para isto. E, para tanto, precisamos estar mais próximos de Brasília, para defendermos nossas posições junto ao Ministério e ao próprio Congresso Nacional. Parcerias
com ONGs em benefício da especialidade serão muito bem-vindas e cultivadas.

Vamos visitar todos os serviços formadores em CCP no Brasil. Temos agora a matriz curricular ou de competências que construímos nesta gestão, junto ao MEC, e agora vamos aplicá-la. Isto vai promover uma melhora significativa de nossos
serviços formadores e, como consequência lógica, vai melhorar nossos especialistas. E todos ganharão.

Vamos investir em assessoria jurídica no sentido de termos embasamento legal nos nossos questionamentos quanto à monitorização, ultrassom, radioablação, por exemplo. Vamos discutir em fóruns específicos a posição da SBCCP nestes
procedimentos.

Vamos treinar nossos especialistas nestas áreas com responsabilidade e ética, sem invadir campo de trabalho de colegas de outras especialidades, mas sim, melhorando nossa formação e a qualidade de serviços prestados aos nossos doentes.

Vamos trabalhar para promover a democratização do acesso à cirurgia robótica e endoscópica. É inaceitável que uma empresa nos impeça da habilitação nesta área. Quem deve coordenar são as Sociedades de Especialidade.

Vamos abrir campo de trabalho para o CCP. Certamente a microcirurgia reconstrutiva será uma destas áreas de atuação.

Vamos também apoiar e incrementar trabalhos e estudos multi-institucionais para termos casuísticas expressivas com nossa realidade epidemiológica e a CCP brasileira melhore ainda mais sua performance internacionalmente.

E temos que incrementar nossa representatividade, aumentando o número de sócios da nossa Sociedade.

Como vemos, o trabalho é imenso e árduo. E estes objetivos não serão conseguidos numa só gestão.

Por isto, precisamos de UNIÃO e continuidade para crescermos de forma consistente e, assim, possamos proporcionar aos nossos associados: respeito pela competência e honestidade; aperfeiçoamento, crescimento profissional e científico; melhores ganhos pela dedicação e complexidade de nossa área de trabalho e reconhecimento internacional pela qualidade dos nossos estudos.

Isto só conseguiremos, repetimos, com muito trabalho e dedicação, mas especialmente com nossa UNIÃO. Assim fazendo, seremos individualmente melhores e, como grupo de especialistas, cada vez mais fortes e, consequentemente, melhor remunerados, mais respeitados e reconhecidos pela comunidade como especialistas diferenciados. E nossa Sociedade só tem a ganhar com isto.

Sou oriundo da cirurgia geral, jamais imaginei ser especialista, mas a vida acadêmica me levou a isto. Me orgulho muito de ser CCP. E esta formação me faz afirmar com propriedade que nossa especialidade, a CCP, é a mais complexa e difícil especialidade cirúrgica e isto nos habilita a abrir várias frentes de trabalho, pois temos competência, vontade e disponibilidade de tudo fazermos para oferecermos o melhor para o nosso doente.

Contamos com o apoio de todos. Peço o apoio de todos…

A SBCCP tem alguns membros na sua Diretoria que estão mais diretamente na condução do nosso caminho, mas a responsabilidade é de todos.

 A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço é maior que todos nós e o sucesso de nossas legítimas aspirações
depende de cada um de nós.

Vamos juntos fazer uma SBCCP cada vez mais forte e representativa.

Ao trabalho!!!

Obrigado a todos.

Dr. Antonio José Gonçalves

Apresento agora os integrantes da nova Diretoria da SBCCP:

Presidente: Antonio Jose Gonçalves (SP) FCM SANTA CASA

1º Vice Presidente: Marco Aurelio Vamondes Kulcsar (SP) – ICESP – USP CCP com grande experiencia na gestão da SBCCP e habilidades em educação continuada

2º Vice Presidente: Fatima Cristina Mendes de Matos (PE) UFPE– Comunicativa, prática, um elo firme com a região nordeste.

3º Vice Presidente: Jose Carlos de Oliveira (GO) – Araujo Jorge – Líder na região Centro-Oeste, grande formador de CCP para diversas regiões do Brasil, principalmente Norte.

4º Vice Presidente: Jefferson Moreira de Medeiros (AM) – UEAm- Esportista, jovem liderança na CCP, desenvolvendo a região Norte com grande divulgação da Campanha Julho Verde.

5º Vice Presidente: Geraldo Pereira Jotz (RS) -UFRGS – O comunicativo e competente Presidente deste Congresso, com atuação na SBORL/CCF e participação no MEC agrega grande experiência pessoal e profundo conhecimento nas residências médicas.

1º Secretario: Jossi Ledo Kanda (SP) – FM CENTRO UNIVERSITARIO SAUDE ABC – Oriunda do Hospital Heliópolis, CCP com grande experiência e um ótimo relacionamento interpessoal, terá um grande desafio como responsável pela vistoria dos serviços credenciados formadores da SBCCP.

2º Secretario: Rosana Leite de Melo (MS) – CCP oriunda do ACCamargo. Nosso elo com o Ministério da Educação, para melhor avaliarmos e incrementarmos nossos serviços formadores.

3º Secretario: Leonardo Haddad (SP) – UNIFESP – Engajado com diversos cursos de atualização. Especialista reconhecido em ORL e CCP

1º Tesoureiro: Genival Barbosa de Carvalho (SP) – ACCamargo – Presidente do Depto CCP na APM, desempenhando um papel importante com o ensino aos residentes e estagiários. Atual diretor clinico do ACCamargo. Grande capacidade de trabalho.

2º Tesoureiro: Jose Guilherme Vartanian (SP): ACCAMARGO – criterioso, ponderado e sempre cuidando do patrimônio da SBCCP.

3º Tesoureiro: Bruno Albuquerque Souza (RJ): INCA -Jovem, trará a experiência de um grande centro formador para a SBCCP, o INCA. Abrindo nova área de atuação para o CCP – a microcirurgia reconstrutiva.

Diretor Cientifico: Leandro Luongo de Matos (SP): ICESP – USP – Organizado e dinâmico que terá desafios com a prova de títulos e eventos cientificos ao longo da gestão.

Diretor de Defesa Profissional: Pedro Collares Maia Filho (CE), SANTA CASA FORTALEZA – junto a AMB refez a tabela de procedimento CBHPM em CCP e irá trabalhar na tabela junto ao SUS além de orientar nossos associados nas questões de defesa profissional junto com nossos advogados

Diretor de Comunicação e Marketing: – Antonio Augusto Tupinambá Bertelli (SP), FCMSANTA CASA – tem a CCP no seu DNA, filho do Bertelão, assistente do Jorge Fairbanks Barbosa, desempenhou um papel importante como coordenador na campanha julho verde, deu visibilidade ao nosso Boletim e traz diversas novidades à SBCCP.