II Curso Avançado de Microcirurgia de Laringe – IRCAD América Latina


 

Por Karin Nobue Miyamoto, membro da SBCCP

Entre os dias 20/09 e 22/09, aconteceu o II Curso Avançado de Microcirurgia de Laringe, na Unidade de Barretos (SP), organizado com a iniciativa dos diretores Dr. Leonardo Haddad (UNIFESP, SP) e Dr. Renato Capuzzo (Hospital do Câncer de Barretos, SP).

Durante o curso estiveram não só como palestrantes na parte teórica, mas também como coordenadores na parte prática, os especialistas otorrinolaringologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço como os brasileiros Dr. André Duprat, Dr. Fabio Pupo Ceccon, Dr. Marco Aurélio Kulcsar, Dr. Nédio Steffen, Dr. Onivaldo Cervantes, Dr. Rui Imamura, além de um convidado francês do Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica (IRCAD – Estrasbourgo), Dr. Philippe Schultz.

O IRCAD foi fundado em 1994, no Hospital Universitário de Estrasburgo, França, pelo professor Dr. Jacques Marescaux. O projeto nasceu inicialmente com o objetivo principal de concentrar-se na prevenção do câncer digestivo, melhorar o diagnóstico precoce da doença e implementar novas estratégicas terapêuticas. Com o sucesso de seus cursos e com o avanço da tecnologia, o projeto estendeu seus limites: em 2008 foi inaugurado o IRCAD Taiwan, a segunda unidade do projeto na Ásia.

Em 2011, devido a sua qualidade de atendimento e suas atividades na área de ensino e pesquisa, o Hospital de Câncer de Barretos realizou uma sólida parceria com o IRCAD France para poder abrigar o IRCAD Brazil: a terceira unidade mundial do projeto e a única no continente americano.

Para atender a essa demanda do projeto, formou-se o American Institute of Telesurgery (AMITS), instituto responsável pela realização de cursos de treinamento em cirurgias minimamente invasivas, no IRCAD Brazil, em especialidades ligadas às áreas digestiva, colorretal, urológica, bariátrica, ginecológica, pediátrica, endoscópica (N.O.T.E.S e Interventional GI Endoscopy), artroscópica e neurológica.

O centro é equipado com 23 estações experimentais, todas conectadas com sistemas de treinamentos de multimídia interativa. Também possui um anfiteatro para 130 pessoas e duas salas com a capacidade de 47 participantes. De todas as vagas disponíveis para cada tipo de curso, 30% delas serão oferecidas gratuitamente para médicos de hospitais públicos e estaduais de nosso país.

Até 2016, o IRCAD América Latina ultrapassou o número de 6,9 mil alunos treinados e possui 97% de aprovação em seus cursos. Este reconhecimento é decorrente da união de tecnologias de ponta e técnicas inovadoras. A unidade foi resultado de uma parceria com a Fundação Pio XII, responsável pelo Hospital de Câncer, que também é o maior centro de tratamento e prevenção ao câncer do continente. O IRCAD ainda possui parcerias com indústrias reconhecidas mundialmente, como Medtronic e KarlStorz, tornando-se a maior referência em infraestrutura para a especialização médica de todos os países latinos.

O formato do curso avançado em Microcirurgia de Laringe é inédito no Brasil como treinamento prático em cabeças humanas de cadáveres (Cadver lab dissection) e tem como objetivo habilitar os otorrinos e cirurgiões de cabeça e pescoço a realizarem microcirurgia de laringe para lesões benignas e tumores iniciais; oferecer treinamento aos especialistas no uso de laser de CO2 e laser de diodo para o tratamento dos tumores iniciais de laringe, além de apresentar uma forma alternativa para realizar microcirurgia de laringe com tecnologia de ponta como foi utilizado o exoscópio VITOM HD da KarlStorz.

A interação entre otorrinos e cirurgiões de cabeça e pescoço no curso de Microcirurgia de Laringe é valiosa pela troca de experiência nas aplicações de técnicas realizadas no Brasil e no mundo, pelas indicações para tratamento cirúrgico e pelas discussões de complicações operatórias em uma verdadeira imersão em Laringologia.

Existem poucos cursos práticos na área de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e o Curso Avançado de Microcirurgia de Laringe surpreendeu bastante, não só pela organização fantástica, mas pela qualidade de ensino de excelência, estrutura impecável com equipamentos e técnicas atuais e inovadoras, pelo pioneirismo e iniciativa dos seus organizadores em uma cidade acolhedora.