Exame de Suficiência para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço 2020

Fique por dentro das etapas e normas do edital.

por Leandro Luongo Matos, Diretor Científico

Será realizado no dia 26/11 deste ano, na sede da Associação Paulista de Medicina, mais uma edição do Exame de Suficiência para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. O edital já está disponível no site da SBCCP e as inscrições encerram-se no dia 19/10.

Podem se candidatar os médicos que tiverem concluído programa de Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço em Serviço credenciado pelo Ministério da Educação, estágio em Cirurgia de Cabeça e Pescoço em Serviço Formador credenciado pela SBCCP ou aqueles que demonstrarem treinamento em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, através de carta assinada pelo Diretor Técnico do Hospital e por dois membros titulados pela SBCCP, por período de duas vezes o recomendado pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Conforme o nosso novo Estatuto Social, foi constituída a Comissão de Título de Especialista, que é a responsável por estabelecer as normas, aplicar a prova e avaliar os resultados. Esta Comissão é independente da Diretoria e tem autonomia para esta função.

Dessa forma, essa Comissão deliberou uma nova estrutura para a Prova de Título a partir desta edição. A prova será realizada em três etapas e todos os candidatos serão submetidos a todas elas, a saber:

– Etapa 1: que compreende prova teórica composta de 80 questões de múltipla escolha com 4 alternativas com 3 horas de duração.

– Etapa 2: com uma prova teórico-prática composta de 5 casos clínicos com questões dissertativas abordando temas teóricos e conduta prática com 90 minutos de duração.

– Etapa 3: análise do currículo, segundo critérios específicos descritos no Edital. Os candidatos devem ter nota mínima de 6,0 nas etapas 1 e 2, com média 7,0 em todo o processo, para ser aprovado. As regras completas podem ser acessadas no Edital publicado na home page da SBCCP.

A partir deste ano, todas as edições da prova de Título serão realizadas na sede da SBCCP, na cidade de São Paulo, em meados de abril. Esta determinação visa beneficiar os estagiários, que finalizam seu treinamento e não podem registrar a Especialidade nos Conselhos até a aprovação no concurso.

A SBCCP, desde já, deseja uma boa prova a todos os candidatos!