Evento internacional da IFHNOS mostra que Brasil anda lado a lado em termos de inovações

Aprovados na prova do Global Online Fellowship da IFHNOS

Conheça o que foi destaque em CCP no Congresso da Federação Latinoamericana.

São Paulo, 11/11/2019 – por Dra. Andrea Friaça – Instituto de Câncer Dr. Arnaldo (IAVC) de SP

Entre os dias 02/11 e 04/11, a cidade de San Jose (Costa Rica) foi sede do IFHNOS WORLD TOUR, onde aconteceu o VII Congresso da Federação Latinoamericana da Sociedade de Cabeça e Pescoço e o I Congresso da Associação Costarriquenha de Oncologia de Cabeça e Pescoço. O evento foi realizado na região de Ecazu, no Hotel Real Intercontinental San Jose.

As chuvas da primavera trouxeram um clima agradável, favorecendo um pré-congresso cheio de ensinamentos e novidades no primeiro dia do mês. Na variedade de cursos oferecidos, participei do Workshop de Ultrassonografia da Glândula Tireoide, onde foram expostas diversas imagens, sobre as quais fizemos uma discussão. Além de prática hands on com pacientes.

Durante o primeiro dia de Congresso (02/11) o Brasil foi muito bem representado pelos colegas Dr. Fernando Walder, Dr. Antônio Gonçalves, Dr. Rogério Dedivitis, Dr. Antônio Bertelli e Dr. Giulianno Molina. Neste mesmo dia, durante a manhã, foi realizado em paralelo ao evento o Exame Oral do GOLF IFHNOS. Exame composto de 3 estações com 2 examinadores por estação, entre eles Dr. Jatin P. Shah, Dr. Ashok Shaha e Dr. Alan Ho.

Nos dias 03/11 e 04/11 deu-se início ao IFHNOS WORLD TOUR, com uma dinâmica de aprendizado, onde grandes autoridades discutiram assuntos relevantes na Cirurgia e Oncologia de Cabeça e Pescoço e trouxeram as atualizações dos principais temas.

Em suma, as práticas no Brasil não diferem das práticas realizadas no mundo. Para que esta realidade continue no futuro, a participação em eventos internacionais e atualização é muito importante. Aguardo vocês no próximo evento.