Equador recebe o primeiro Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

O serviço foi criado no Hospital Carlos Andrade Marin, em Quito.
por Dr. Oscar Jaramillo

Prezados membros da Sociedade, é com muito orgulho que comunico que foi criado o primeiro Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Equador, um feito muito importante, já que abre as portas para a demanda da especialidade no setor público e também privado do país.

O serviço oficialmente foi criado no final do ano de 2019, sob coordenação do Dr. Oscar Jaramillo, cirurgião de Cabeça e Pescoço formado no HCFMUSP.

O serviço está localizado no Hospital Carlos Andrade Marin, que pertence ao Instituto de Seguridade Social, na cidade de Quito, no Equador. Por ser considerado um hospital terciário, as cirurgias que se realizam são de grande porte e envolvem outras disciplinas como a Cirurgia Plástica, Neurocirurgia e Otorrinolaringologia. Também foi implementado o programa de Cirurgia de Mínimo Acesso e estão sendo realizadas tireoidectomias endoscópicas por acesso transvestibular transoral (TOETVA).

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade nova no Equador e incorpora novos especialistas ao tratamento de tumores dessa região para beneficio da população.