Encontro Super Summit 2018 – Bogotá

por Dr. Oscar Israel Jaramillo Calvas – Equador

A disciplina de Cabeça e Pescoço continua crescendo no mundo inteiro e a América do Sul não é exceção. Nestes últimos dias, 08/11 e 09/11, realizou-se o encontro médico Super Summit III, e foi a primeira vez que a Cirurgia de Cabeça e Pescoço teve chance de participar com temas relacionados à nossa especialidade.

No primeiro dia os temas expostos foram relacionados com lesões da cavidade oral e as novas tendências na reconstrução com retalhos na cabeça e pescoço. Os temas mais importantes para discussão foram as novas técnicas de tireoidectomia e esvaziamento cervical por acesso endoscópico e robótico, além dos novos tratamentos clínicos usados no carcinoma diferenciado e indiferenciado de tireoide.

No segundo dia os palestrantes compartilharam com os assistentes os novos tratamentos endoscópicos dos tumores do nariz, da órbita e da fossa infratemporal, além de levantar as controvérsias no uso da cirurgia endoscópica para carcinomas nasossinusais.

Para este encontro estiveram reunidos profissionais da Colômbia, México, Estados Unidos, Argentina, Peru, Brasil e Equador.