Encontro Regional Centro-Oeste de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dermatologia e Grupo Brasileiro de Melanoma

Encontro Regional Centro-Oeste de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dermatologia e Grupo Brasileiro de Melanoma

por José Carlos de Oliveira (vice-presidente da SBCCP)

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2018 aconteceu na sede do CRMEGO, em Goiânia, mais um encontro regional da nossa Sociedade.

O encontro em Goiânia representou um marco para a região, reunindo cirurgiões, oncologistas, endocrinologistas, redioterapeutas e outros médicos de diversas áreas, contando com a participação da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), por meio do serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Araújo Jorge e o Instituto de Ensino e Pesquisa da ACCG.

Foram abordados temas como: tumores de boca, orofaringe, tireoide e pele em cabeça e pescoço. O evento teve a participação de profissionais do norte, nordeste, sudeste e centro-oeste brasileiro, totalizando 167 participantes.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) Luís Eduardo Barbalho de Mello disse em entrevista da importância do evento sob o aspecto científico e ressaltou que a iniciativa faz parte de uma política adotada pela sociedade, de descentralizar suas ações, buscando interagir com profissionais em tordo do ensino, da pesquisa e do compartilhamento de informações sobre o diagnóstico e tratamento. “Precisamos fortalecer as grandes regionais do país, como no Centro-Oeste, onde a maior referência é o Hospital Araújo Jorge; centros de oncologia como este acabam por influir nas políticas públicas de saúde”.

Flávio Carvarsam, presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma e médico do setor de Melanoma e Pele do Hospital Araújo Jorge, por sua vez, comentou sobre os bons resultados da iniciativa, face ao entrosamento que houve das equipes multidisciplinares: “Essa parceria foi fundamental, pois nos ajudou na análise e compreensão das condutas adotadas e a estabelecer novos critérios que venham a elevar o padrão de qualidade no atendimento.”