Chegou o mês de junho: o mês pré-campanha Julho Verde

Com campanha mais humanizada, SBCCP visa ser referência no combate e tratamento ao câncer de cabeça e pescoço.

por Mariana Veltri – colaboradora da SBCCP

No próximo mês inicia-se em mais uma edição da Campanha Julho Verde, ação que nasceu para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27/07). Data estabelecida pela International Federation of Head and Neck Oncologic Societies (IFHNOS), para informar e prevenir o câncer na região da cabeça e do pescoço.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) vem a cada campanha firmando sua marca. Este ano, será realizada a 5ª Edição, com o slogan: “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê!”, em parceria com a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG)

Com essa campanha, a SBCCP visa fortalecer sua imagem perante a sociedade, enfatizar a importância do especialista em CCP e ser referência no cuidado integrado. A SBCCP é respeitada no ensino e pesquisa e no uso de novas tecnologias do diagnóstico e tratamento do câncer de cabeça e pescoço. Tem como objetivo, a prevenção, o controle, os cuidados para o tratamento e o combate ao câncer de cabeça e pescoço em todo o território nacional.

Este tipo de câncer é um dos que geram mais impactos sociais. A SBCCP tem como missão aumentar o alcance de informações sobre a prevenção, mostrar a importância do diagnóstico precoce dos tumores das regiões de cabeça, nariz, boca e pescoço e a importância de trabalhar a inclusão social.

Como forma de dar mais abrangência, esse ano a SBCCP irá focar no cuidado pessoal e na vida, com hábitos mais saudáveis. A má alimentação e a falta de higiene básica estão associadas aos riscos de câncer de cabeça e pescoço, que pode se manifestar de diversas formas.

Nesse sentido, a SBCCP quer uma campanha mais humanizada, positiva, que envolva os sentimentos das pessoas, mostrando o lado da saúde e a importância da prática de atividades físicas.

Com o apoio das entidades parceiras, a SBCCP visa abordar o que esses médicos têm a dizer, mobilizar e despertar as pessoas para os cuidados básicos, que são simples e que podem evitar grandes problemas. A atuação integrada com cada instituição engajada no tratamento do câncer de cabeça e pescoço serve para fortalecer a área e ajudar a salvar vidas.

Foi criado o quadro Minuto SBCCP, um canal de diálogo com os médicos-cirurgiões e a sociedade, onde poderão ser compartilhadas dicas de prevenção e atenção ao câncer de cabeça e pescoço. Os médicos que puderem fazer seus vídeos para serem postados em nossas redes sociais, vão ajudar com a informação.

O material de campanha estará em breve no site: www.sbccp.org.br/julhoverde.