ANOSMIA, HIPOSMIA e AGEUSIA – Sintomas na infecção por COVID-19?

Sintomas aparentes podem ajudar a mapear o novo coronavírus.

23/03/2020 – por Dra. Sílvia Miguéis Picado Petrarolha – Cirurgia de Cabeça e Pescoço

 

A pandemia do Coronavírus está instalada mundialmente e o número de casos confirmados no país aumentou substancialmente na última semana. Os sintomas frequentes como febre, tosse seca e fadiga foram amplamente divulgados como suspeitos para a COVID-19.

No entanto, as experiências de outros colegas da ORL/CCP de outros países vieram alertar do diagnóstico em pacientes cujo único sintoma foi anosmia (incapacidade de sentir odores). Evidências da Coreia do Sul, Itália. Irã, França e China sugerem que um número significativo de pacientes com COVID-19 apresentava-se com anosmia/hiposmia (diminuição do olfato). Na Alemanha, houve relato de que 2/3 dos pacientes apresentavam esse sintoma, muitas vezes isolado.

Apesar de ainda não haver forte evidência, a Academia Brasileira de Rinologia já orienta que anosmia súbita (com ou sem ageusia – perda do sentido do paladar – e sem obstrução nasal) talvez possa sugerir COVID-19 no cenário de pandemia e transmissão sustentada do vírus SARS-Cov-2.

Se anosmia for considerada como um dos sintomas de alarme do COVID-19, talvez se possa reduzir o número de potenciais vetores de disseminação da doença, orientando isolamento destes pacientes por 7-14 dias, aguardando a resolução da anosmia.

Em recente nota, a American Academy of Otolaryngology- Head and Neck Surgery (AAO-HNS) propôs que esses sintomas (anosmia/hiposmia/ageusia) sejam incluídos no rastreamento do paciente com infecção por COVID-19, principalmente na ausência de outras doenças respiratórias como rinite alérgica e rinossinusite aguda/crônica.

 

Referências:

  1. Ministério da Saúde – https://coronavirus.saude.gov.br/
  2. Loss of sense of smell as marker of COVID-19 infection – ENTUK https://www.entuk.org/.
  3. 4ª NOTA DE ORIENTAÇÃO AOS MÉDICOS OTORRINOLARINGOLOGISTAS EM RELAÇÃO À DOENÇA CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) 22 de março de 2020.
  4. AAO-HNS: Anosmia, Hyposmia, and Dysgeusia Symptoms of Coronavirus Disease www.entnet.org/content/aao-hns