Ações da Diretoria da SBCCP

Com objetivo de criar mais dinamismo, nova Diretora da SBCCP planeja encontros mensais ou teleconferências.

 por Dra. Jossi Ledo Kanda – Primeira-Secretária da SBCCP

A proposta de modernizar a estrutura organizacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) de acordo com as mudanças no Estatuto aprovadas na última Assembleia Geral Ordinária (AGO), em Gramado (RS), pode ser observada na matéria do Dr. Marco Aurélio Valmondes Kulcsar, inclusive com o organograma, que resume muito bem as principais mudanças, clique aqui para acessar.

Nas reuniões realizadas pela nova diretoria já foram nomeados os colegas que compõem a maioria das Comissões e Departamentos. Quanto aos Departamentos, temos o exemplo do Departamento de Paratireoide, que foi reestruturado para que novas ações sejam implementadas, como o projeto de parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, com o objetivo de melhorar o tratamento do hiperparatireoidismo no Brasil.

Na Residência Médica, verificamos que são 42 serviços formadores credenciados pela SBCCP, dos quais 38 são também credenciados pelo MEC e há 4 serviços que são credenciados somente pelo MEC. Pretendemos unificar esses serviços e iniciar a programação de visitação in loco para avaliação de todos eles.

Nossa assessoria jurídica é prestada pelo escritório LSPQ Advogados, que teve papel importante na demanda encaminhada pela Regional Sul, porque o edital do concurso público para suprir uma vaga para Cirurgião de Cabeça e Pescoço no HC de Porto Alegre (RS) não contemplava o título na especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.  Foi encaminhada notificação extrajudicial, cujo prazo para resposta venceu dia 27/09 e estamos aguardando resposta.

Quanto às reuniões de Diretoria da nossa Sociedade, teremos em média uma reunião mensal, em que a participação seja presencial na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), onde fica localizada a SBCCP, ou por videoconferência, assim assegurará maior participação de todos, o que já foi vivenciado no último dia 20/9, quando Dr. Antônio José Gonçalves participou diretamente de Manaus, pois estava no Pan Amazônico e o Dr. Antonio Augusto Tupinambá Bertelli, dos EUA, voltando da AAO-HNSF Annual Meeting.

Esperamos que todos os Chefes de Serviços Formadores da SBCCP incentivem seus residentes a se filiarem como aspirantes, pois foi aprovada a isenção da anuidade na última AGO. Isso permitirá que eles se sintam acolhidos e comecem precocemente a compartilhar da programação direcionada a eles e das vantagens do associado, tais como acesso a revistas e ao site da Sociedade, que está sendo modernizado.

Finalmente contamos com a participação ativa de todos os colegas, para que consigamos cada vez mais democratizar e incrementar os avanços obtidos nas diferentes áreas de nossa atuação.