4ª Edição Hands On apresenta importantes técnicas de diagnósticos

Curso de Ultrassonografia Cervical habilita cirurgiões a realizar importante instrumento diagnóstico aos seus pacientes.

por Dr. Gilberto Mendes Menderico Júnior – FMABC

 

A ultrassonografia mostra-se como uma grande aliada do cirurgião de cabeça e pescoço e sua realização no consultório pode trazer grandes benefícios no atendimento aos pacientes. Foi isso o que nos trouxe o IV Curso Hands On em Ultrassonografia Cervical, realizado em Campinas-SP, entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2019.

O curso, que teve Dr. José Higino Steck como coordenador e palestrante, contou também com a participação do Dr. Antonio Bertelli, Dr. Eduardo Tomimori, Dra. Rosalinda Camargo e Dr. Fernando Paiva, que abordaram assuntos como ultrassonografia em tireoide, paratireoide, laringe, glândulas salivares e investigação de metástases.

O curso também trouxe para os ouvintes as técnicas de diagnóstico e procedimento guiados pela ultrassonografia como punção aspirativa por agulha fina, ablação por radiofrequência, biopsia por tru-cut e alcoolização. O treinamento hands on foi executado entre os participantes ao final das palestras e modelos experimentais para punção.

No terceiro dia, foi realizado treinamento em um mutirão, no Hospital Mario Gatti, onde foram feitos exames em pacientes do hospital e, quando indicados, realizados procedimentos como alcoolização e punção aspirativa por agulha fina para coleta de material citológico dos nódulos. O citológico era analisado por um patologista durante o procedimento para avaliar a presença de material satisfatório na amostra.